O litoral de Maceió está divido em 14 praias, listadas abaixo no sentido sul-norte.

Pontal da Barra

Praia selvagem com ondas boas para o surge, próxima à Lagoa Mundaú. É um núcleo tradicional de rendeiras e pouco frequentada pelos turistas. Propícia para a prática de pesca.

Sobral

Praia reta e urbana, com águas bravas, ondas fortes, e faixa de areia larga e batida. Muito procurada para o surfe, inclusive ocorrendo campeonatos locais e nacionais.

Avenida

Praia urbana, situada ao lado do porto, é a mais central de Maceió. Possui águas calmas. Imprópria para o banho por receber as "águas" poluídas do riacho Salgadinho.

Pajuçara

Praia bastante badalada, situada a 2 km do Centro. Durante a maré baixa, entre bancos de areia e arrecifes se formam piscinas naturais a uma distância de 2 km da costa. Mais de 200 jangadas encontram-se a disposição dos turistas para este passeio e nos finais de semana se tranformam em bares flutuantes. É palco de apresentações de bandas de forró e diariamente conta com uma feira de artesanato. Apresenta intensa vida noturna com vários restaurantes, casas de drinques e boates em sua orla.

Sete Coqueiros

Praia situada na ponta norte da Enseada de Pajuçara, também é ponto de saída de jangadas que levam turistas até as piscinas naturais. Na calçada acontece diariamente a Feira do Artesão Alagoano.

Ponta Verde

Praia urbana, abriga os melhores restaurantes de Maceió. O mar é calmo e a praia repleta de coqueiros. Propícia para o mergulho e o windsurf. Na maré baixa formam-se piscinas naturais com águas mornas. O calçadão apresenta ciclovia e pista de cooper. É o point dos adolescentes.

Jatiúca

Continuação da Praia de Ponta Verde, na direção norte e separada da Praia de Cruz das Almas pela Lagoa das Antas. Propícia para a pesca e windsurf. É urbana, tem águas calmas e apresenta recifes perto da orla, belos coqueiros e inúmeras barracas com música ao vivo durante a noite.

Cruz das Almas

Praia localizada ao norte de Maceió, é a preferida dos surfistas. Suas águas são revoltas e apresenta pedras e arrecifes, tornando-a perigosa.

Jacarecica

Praia do tombo com mar violento e faixa estreita de areia, é uma das mais tradicionais de Maceió. Propícia para a pesca de anzol. Abriga uma vila de pescadores.

Guaxuma

Praia de enseada, rodeada de coqueiros, possui ondas fortes de um lado e calmas de outro e areias finas e claras.

Garça Torta

Praia com faixa larga e inclinada de areia avermelhada e fina, denso coqueiral e recifes que dão às suas águas a tonalidade verde-esmeralda. É uma aldeia de pescadores.

Riacho Doce

Praia com mar calmo, areia clara e fofo, piscinas naturais (perigosa pelos corais) e muito frequentada principalmente devido aos doces caseiros e frutos do mar servidos nos bares da orla.

Pratagy

Praia com ondas fracas, mata, rochas, coqueiros e piscinas naturais. Abriga a estátua de uma sereia nos arrecifes de coral encontrados no local. Nela se localiza o Mirante da Sereia.

Ipioca

Prais com ondas fortes e faixa larga de areia avermelhada. Na parte norte há bancos de areia e as águas são mais calmas. Abriga a casa onde Marechal Floriano Peixoto passou sua infância.

Copyright 2000-2003 - Maceió Turismo Ltda - Todos os direitos reservados