"O que tapa o alagadišo" Ú o que quer dizer Mašaiˇ ou Mašai-o-k, palavra de origem tupi que deu nome Ó capital de Alagoas. Impressionados com a quatidade de água, os índios a chamavam assim por causa dos rios e das lagoas Mundaú e Maguaba.
A capital conecta-se aos demais estados da região e ao país pela BR-101; a BR-104 é o via de ligação com o interior do estado. A ferrovia liga às capital à cidades vizinhas.

Clima

O clima da capital é quente e úmido, apresentando um a dois meses de período mais seco, durante o verão, em novembro e dezembro, e o trimestre mais chuvoso de maio a julho. A temperatura média anual situa-se entre 24°C e 26°C.

Origem

Maceió surgiu ao redor de um engenho de açúcar, no século XVII. Seu porto, utilizado para escoamento da produção açucareira, foi importante fator de desenvolvimento do núcleo urbano. Em dezembro de 1839, tornou-se capital do estado de Alagoas, anos após o desmembramento da província de Pernambuco.

Economia

Como outras cidades do litoral nordestino, Maceió desenvolveu ultimamente a atividade turística, beneficiada por um quadro natural privilegiado. A cidade é um centro de transformação e embarque de algodão, cana-de-açúcar e tabaco, produzidos na região agrícola que a rodeia; nela existem destilarias, teares e refinarias de açúcar.

É uma cidade que tem de nível de capital regional, pertencente a área de atuação de Recife, em Pernambuco. Sua área de influência compreende o estado de Alagoas e engloba núcleos como Arapiraca e Palmeira dos lndios.

Conheça Alagoas>>

Copyright 2000-2003 - Maceiˇ Turismo Ltda - Todos os direitos reservados